Nossa Missão

Promover e implementar a inovação e a sustentabilidade da agropecuária e ciências afins, bem como a segurança alimentar, através de gestão de projetos de ensino, extensão e pesquisa.

Nossa Visão

Apoiar o agronegócio e ciências afins, por intermédio de projetos técnico-científicos, com inovação, produtividade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, para:

  • ser o elo entre os setores público-privado;
  • ter agilidade e eficiência na administração de projetos;
  • ser referência em excelência na gestão de projetos;
  • ser exemplo internacional de agricultura sustentável e de proteção ao meio ambiente.

Nossos Valores 

Respeitar os direitos individuais e coletivos (Constituição Federal, art. 5º.), internamente e externamente à FUNDAG, alinhado com leis, normas, e regulamentos de fundações de apoio, leis federais e estaduais, com:

  • a necessária ética profissional, em todas suas atividades, e sem discriminação religiosa, política, racial, status ou sexual, entre outras;
  • a manutenção e aprimoramento da carreira profissional de seus funcionários da sede, com salários compatíveis ao mercado e incentivos à eficiência através de promoção;
  • o apoio aos colegas de trabalho, aos coordenadores de projetos, às empresas parceiras e demais usuários, com informações ágeis e corretas. fornecidas com educação e simpatia.

Nossa Política de Qualidade

Pode ser verificada com o cumprimento da ISO 9001, obtida e aplicada desde 2014, bem como na compliance das legislações e normas das Fundações, na busca constante da excelência com a necessária ética e transparência, e com a:

  • checagem diária dos serviços individuais dos funcionários dentro de cada departamento e dos serviços conjuntos entre departamentos;
  • busca permanente de integração entre departamentos, com fluxo contínuo e fluido de documentos;
  • eficiência e rapidez no atendimento às necessidades diárias dos projetos.

Apoiamos a agropecuária sustentável e ciências afins, bem como a preservação do meio ambiente.

No final da década de 1980 a agricultura nacional buscava alternativas mais ágeis para executar novos projetos científicos integrando instituições de pesquisa, empresas e governo, para enfrentar as dificuldades de então, cenário decisivo para que uma nova história fosse construída. A ideia de uma Fundação foi concebida no Instituto Agronômico de Campinas, sendo apresentada oficialmente ao Conselho Diretor daquela instituição, encaminhada e posteriormente aprovada pelo seu Conselho Deliberativo,  no início de 1989, nos moldes da Fundação de Apoio da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – FEALQ, sendo finalmente concretizada em 1991, sob a primeira denominação “FUNDAÇÃO IAC“.

Com o passar dos tempos houve uma crescente diversificação dos projetos e o aparecimento de novas demandas de outras instituições congêneres ao IAC. Desta forma. em junho de 1997, surgiu a oportunidade de crescimento, alterando-se sua denominação para “FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA AGRÍCOLA (FUNDAG)”, iniciando-se, assim, uma nova etapa na sua história de apoio à agropecuária e ao meio ambiente.

Hoje, seu nome já não é tão representativo pelo todo que abrange, pois, além da pesquisa agrícola atua fortemente na pecuária, no meio-ambiente, e em ciências afins, inclusive não apenas com pesquisa, mas também com o ensino e a extensão, e abrangendo todos os seres vivos: animais, microrganismos e plantas.

Graças à sua atual política de investimento contínuo em novas tecnologias de informação, infraestrutura e processos administrativos, a FUNDAG disponibiliza mecanismos modernos, inteligentes e atualizados, seguindo a legislação vigente, viabilizando parcerias público-privadas no agronegócio, com a necessária sustentabilidade, segurança alimentar e preservação do meio ambiente.

DIRETORIA EXECUTIVA (2025 – 2028)

Diretor PresidenteDr. Orivaldo Brunini

Pesquisador Científico Aposentado do Centro de Ecofisiologia e Biofísica do Instituto Agronômico (IAC).

World Meteorological Organization (Vice-presidente).

Até 30/06/2028

Diretor Financeiro Dr. Paulo Cesar Reco

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (1994) e mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivares, avaliação regional, soja, Glycine max e produtividade.

Até 30/06/2028

Diretor AdministrativoDr. Renato Ferraz de Arruda Veiga

Pesquisador Científico – VI, aposentado no Centro de Recursos Genéticos Vegetais e Jardim Botânico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).Associado da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, da Rede Sudeste de Recursos Genéticos, e da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

Até 30/06/2028

Conheça quem fez parte de nossa história, clicando no arquivo PDF’s para visualização.

Os três Conselhos

Equipe de Apoio

Galerias de Fotos